7 maneiras de melhorar a saúde do coração

7 maneiras de melhorar a saúde do coração

A doença cardiovascular ainda é uma das maiores causas de morte no Reino Unido, mas você pode se surpreender com algumas das coisas que podem ajudar a manter seu coração saudável.

Pesquisas sugerem que fazer apenas alguns ajustes simples em sua rotina diária pode realmente fazer a diferença.

  • 1. Lanche em um punhado de nozes
  • 2. Encontre-se com amigos
  • 3. Reduzir o álcool
  • 4. Escolha maneiras saudáveis ​​de cozinhar e preparar alimentos
  • 5. Aprenda a meditar
  • 6. Polvilhe algumas sementes de linhaça
  • 7. Perca 5% do seu peso corporal

1. Lanche em um punhado de nozes

“As nozes são uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar a diminuir a inflamação nas artérias e proteger o coração”, explica o porta-voz da Associação Britânica de Dietética Gaynor Bussell.

“As nozes em geral podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol e também ajudam a preenchê-lo. Mas não tenha mais do que um punhado, pois são ricos em calorias.


2. Encontre-se com amigos

Segundo o psicólogo social John Cacioppo, da Universidade de Chicago, a solidão está ligada ao endurecimento das artérias, o que leva à pressão alta e a um risco aumentado de doenças cardíacas.

Ele afirma que a solidão também aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que pode interferir na circulação, dificultando o coração.

Sua pesquisa mostra que as moscas da fruta isoladas têm uma saúde pior e morrem mais cedo do que aquelas que interagem com outras pessoas. Portanto, se você estiver se sentindo sozinho, tente se reconectar com velhos amigos ou encontrar um novo hobby ou ingressar em um clube ou aula para ajudá-lo a conhecer e conhecer novas pessoas.


3. Reduzir o álcool

Há notícias regulares nas notícias de que beber moderadamente – especificamente vinho tinto – pode ser benéfico para o seu coração, mas a palavra-chave aqui é ‘maio’.

Ainda não há provas conclusivas realizadas em estudos controlados dos benefícios do álcool nas doenças cardíacas – o que significa que a melhor coisa a fazer é limitar o seu consumo.

Beber muito álcool pode causar ritmos cardíacos anormais, pressão alta, danos ao músculo cardíaco e outras doenças como derrame, problemas no fígado e alguns tipos de câncer.

Obtenha os fatos e informações sobre álcool


4. Escolha maneiras saudáveis ​​de cozinhar e preparar alimentos

Evite fritar ou cozinhar alimentos com gordura (por exemplo, manteiga ou ghee). Isso se aplica à carne, peixe e legumes. É melhor para o seu coração se você assar, grelhar, cozinhar a vapor, ferver ou escaldar alimentos.

Para dar sabor, use temperos, ervas e suco de limão em vez de adicionar sal, queijo ou creme.

Obtenha mais dicas e conselhos sobre alimentação saudável


5. Aprenda a meditar

Os cientistas descobriram que pessoas com doenças cardíacas que praticavam a Meditação Transcendental – popularizada pelos Beatles nos anos 1960 – por apenas 15 minutos por dia podem reduzir pela metade o risco de ataque cardíaco e derrame, em comparação com aqueles que não praticam.

Pensa-se que isso ocorre porque a meditação ajuda a baixar a pressão arterial – um importante fator de risco para DCV. No estudo mais recente, da Universidade de Iowa, os cientistas descobriram que praticar esse tipo de meditação por 20 minutos por dia era suficiente para fazer a diferença. Acredita-se que exercícios de respiração profunda e respiração de ioga tenham benefícios semelhantes.


6. Polvilhe algumas sementes de linhaça

As sementes de linhaça, também conhecidas como linhaça, são pequenas sementes com alto teor de ácidos graxos ômega-3. Assim, como nozes, eles podem ajudar um pouco na redução do colesterol ”, explica Gaynor Bussell. “Às vezes, eles são adicionados aos alimentos para ajudar na constipação à medida que aumentam a ingestão de fibras, e ter mais fibra na dieta também pode ajudar a diminuir o colesterol.”

Você pode comprar essas pequenas sementes moídas em lojas de alimentos naturais e na maioria dos supermercados e polvilhá-las em cereais ou saladas ou adicionar ao iogurte.

“Se você quiser experimentá-los, comece com meia colher de chá e acumule cerca de 2 colheres de chá por dia”, diz Gaynor. “É aconselhável que a acumulação seja lenta, pois pode causar flatulência e inchaço se você não estiver acostumado a elas.”


7. Perca 5% do seu peso corporal

Todos sabemos que a perda de peso pode melhorar nossa saúde – e apenas alguns quilos podem fazer uma grande diferença.

“Os especialistas descobriram evidências de que a perda de apenas 5 a 10% do seu peso corporal, se você estiver com sobrepeso ou obesidade, melhora seu perfil metabólico. Isso significa que, se você tem pressão alta e / ou colesterol alto, esses níveis diminuem ”, explica Gaynor Bussell. ‘Comer menos calorias é a única maneira de perder peso com sucesso e isso é melhor associado a alguns exercícios.

‘Não perca peso muito rapidamente, 1-2 lb por semana é bom. Os especialistas acreditam que um dos tipos mais saudáveis ​​de dieta a seguir é a dieta mediterrânea, rica em frutas, legumes e leguminosas, juntamente com carne, peixe, nozes e sementes, um pouco de azeite e um ou dois copos de vinho tinto diariamente – mas não mais do que isso!

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